Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

1) O que é o Arquivo Central - AC?

O Arquivo Central é setor responsável pela organização, preservação e resgate do patrimônio documental da Universidade Federal do Amazonas - UFAM; e elaboração das normativas e recomendações sobre a política de gestão de documentos institucional.

2) Quais os canais disponíveis para entrar em contato com o Arquivo Central - AC?

Os canais para contato são:

  • e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • telefone (92)3305 -1181/ Ramal: 2760.

3) Qual o horário de atendimento e como faço para agendar uma visita ao Arquivo Central?

O atendimento ao público pode ser feito por telefone, e-mail ou pessoalmente (na sede do Arquivo Central), de 08:00 as 12:00h e de 13:00 as 17:00h, de segunda a sexta-feira.

Observação: Em decorrência da Pandemia de COVID-19, os atendimentos estão sendo feitos por e-mail.  

4) Onde está localizado o Arquivo Central - AC?

O Arquivo Central está localizado na Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Sul, Bloco H -  Coroado I. Manaus - AM. CEP:69080-900

5) Quais os serviços oferecidos no Arquivo Central - AC?

Consultas locais ao acervo, consultorias arquivísticas e empréstimo de documentos.

6) Como funciona a consulta e pesquisa aos acervos custodiados pelo Arquivo Central - AC?

A pesquisa ou consulta, local ou remota, deve ser agendada previamente. O solicitante deve encaminhar a demanda ao e-mail do AC Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que será analisada e respondida também por e-mail.

7) Quem pode consultar os acervos?

Os servidores, alunos, pesquisadores e o cidadão em geral.

8) Como fazer para participar de projetos e estágios no Arquivo Central - AC?

No momento somente os alunos do curso de Arquivologia da UFAM estão participando dos projetos e estágios supervisionados. Estas ações são constituídas por meio de convênio ou acordo formalizado com o Arquivo Central.

9) O Arquivo Central - AC atua em conjunto com outros setores e comissões?

Sim, os servidores do Arquivo Central - AC atuam ativamente como membros da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD e do Comitê Gestor do SEI UFAM. Além disso, o AC atua em parceria com o curso de Arquivologia da UFAM, nos estágios e projetos supervisionados.

10) O que é a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos -  CPAD da UFAM ?

A CPAD/UFAM é composta por servidores efetivos da UFAM que têm a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito da UFAM, tendo em vista a identificação dos documentos arquivísticos, em suporte papel ou em meio digital, para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor documental.

11) O Arquivo Central - AC atua na capacitação e no treinamento na Gestão de Documentos?

Sim, em 2018 com apoio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento da PROGESP, o Arquivo Central atuou no curso de Noções Básicas de Gestão de Documentos e Procedimentos de Protocolo, em 2019 atuou no Curso SEI! USAR, para os servidores da UFAM e outras instituições, e em 2020  no curso de Gestão de Documentos Eletrônicos.

12) O Protocolo Geral está vinculado ao Arquivo Central - AC?

Sim, o Protocolo Geral da Universidade Federal do Amazonas - UFAM é o setor responsável pelas atividades de recebimento, classificação, registro, distribuição, controle da tramitação, expedição e autuação de documentos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes, no âmbito da UFAM. Atualmente o Protocolo Geral está vinculado ao Arquivo Central, sendo esse o responsável, dentre outras funções, por coordenar todas as atividades inerentes ao sistema de protocolo da UFAM.

13) Qual o horário de funcionamento do Protocolo Geral da UFAM?

Por conta da pandemia de COVID-19, o Protocolo Geral está com seu atendimento presencial reduzido às quartas-feiras, de 08:00 as 12:00h. Os demais serviços estão sendo realizados por e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

14) Como atua o Arquivo Central - AC junto ao Sistema Eletrônico de Informações - SEI da UFAM?

O Arquivo Central tem participação efetiva no SEI. Seus servidores atuam no Comitê Gestor do SEI, além de terem participado do processo de implantação do Sistema. Atualmente o Arquivo Central está com a incumbência de responder pela parte documental e processual do SEI no âmbito da UFAM.

15) O que é o Sistema Eletrônico de Informações - SEI e como ele funciona?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa. O SEI tem como objetivo tornar a administração da Instituição mais dinâmica, eficiente, garantindo a gestão, preservação e acesso às informações e documentos produzidos no desenvolver das atividades, sejam administrativas, de ensino, pesquisa ou extensão.

 

Fim do conteúdo da página