Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico do Arquivo Central

Nos anos 90, existia na Diretoria Executiva da Universidade Federal do Amazonas um serviço intitulado “Serviço de Arquivo Documental”, que se ocupava de organizar os documentos da Reitoria. Com o crescimento da UFAM e o consequente aumento do volume de documentos gerados e recebidos, surgiram problemas relacionados à organização, preservação e recuperação da informação.

Nessa mesma época, foram formados grupos de trabalho e comissões para propor a criação de um Arquivo Central que atendesse as demandas arquivísticas da UFAM, no entanto, por falta de apoio político, o trabalho dessas equipes não foi levado adiante, e a seara arquivística permaneceu a mesma.

Somente em 2001, ciente da problemática existente quanto aos documentos da Universidade, bem como das legislações arquivísticas que não estavam sendo aplicadas em sua plenitude, a Diretora Executiva solicitou, através do Ofício nº 073/2001-DE, ao Reitor Walmir de Albuquerque Barbosa a criação de um Arquivo Central para sanar os problemas arquivísticos identificados.

Em virtude disso, o Arquivo Central foi oficialmente criado na gestão do Reitor Walmir de Albuquerque Barbosa, no dia 27 de junho de 2001, através da Portaria nº 0814/2001, esta última referendada pelo Conselho de Administração da Universidade, através da Resolução CONSAD nº 001/2001.

Até o ano de 2014, o Arquivo Central localizava-se no Centro da capital amazonense, na Rua José Paranaguá, conforme imagem abaixo. No entanto, devido às más condições do prédio, mudou-se para o Campus da UFAM.

 

Fachada da antiga sede do Arquivo Central, no Centro de  Manaus. Fonte: Acervo Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Atualmente, o Arquivo Central da Universidade Federal do Amazonas - UFAM é uma unidade administrativa subordinada diretamente à Reitoria, tendo sob sua Coordenação um profissional Arquivista. Está instalado fisicamente em salas administrativas do Bloco H, do Setor Sul do Campus da UFAM.

 

 

 

 

 

 

 

 

Assunto(s): Internet , governo federal
Fim do conteúdo da página