Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas notícias

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD da UFAM inicia suas atividades

• Criado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 09h47
  • Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 09h47
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 10h00

A Comissão de Avaliação de Documentos – CPAD, responsável por orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito da UFAM, iniciou, no primeiro semestre de 2019, o trabalho de avaliação de alguns documentos considerados sem valor para guarda permanente. Os primeiros documentos avaliados foram: Provas, Exames, Trabalhos, Cadernos de Protocolo, Requisições e Controle de Serviços Reprográficos e Remessas de Malotes, oriundos do Instituto de Ciências Exatas – ICE, Pró-Reitoria de Administração e Finanças – PROADM e Protocolo Geral.

Membros da CPAD realizando avaliação documental

No total, foram 162 caixas de documentos avaliados e separados, que serão encaminhados – via listagem de eliminação –, no próximo semestre, ao Arquivo Nacional (órgão que tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do Brasil), a fim de receber chancela para eliminação.

Como se observa, as ações da CPAD da UFAM, que hoje é composta por 16 membros (Portaria GR nº 1709/2018), e foi criada por meio da Portaria GR nº 1091/2016 e alterada pela Portaria GR nº 1044/2018, em atendimento ao art. 18 do Decreto nº 4.073, de 3 de Janeiro de 2002, visam preservar os conjuntos documentais institucionais, além de simplificar os custos operacionais e melhorar o uso dos espaços físicos dentro dos setores.

Após o aval do Arquivo Nacional, em relação à eliminação, a publicação do Edital de Ciência de Eliminação e a elaboração do Termo de Eliminação dos referidos documentos, observando-se tal como dispõe a Resolução CONARQ nº 40/2014, a CPAD deve seguir o seu planejamento de avaliação, prioritariamente, de Provas, Exames e Trabalhos oriundos de Unidades Acadêmicas, haja vista que tem sido grande o acúmulo de tais tipos documentais nos departamentos, com prazo de guarda já expirado.

Dúvidas ou informações contate a CPAD:

Telefone: (92) 3305-1181/ Ramal: 2760

Endereço: Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Sul, Bloco H -  Coroado I. Manaus - AM. CEP:69080-900

registrado em: