Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Arquivo Central retoma estágio supervisionado com alunos do curso de Arquivologia da UFAM

  • Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h05
  • Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h14
  • Acessos: 1108

Após mais de 2 anos de atividades de estágio paralisadas, o Arquivo Central começa a receber os alunos do curso de Arquivologia da UFAM para a retomada do estágio supervisionado. No total, serão 15 alunos que trabalharão, nos formatos presencial e remoto, durante o 2° semestre de 2022, com os acervos da Reitoria e Pró-Reitorias da UFAM, atualmente custodiados pelo Arquivo Central.

Os alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Arquivologia da UFAM realizarão – sob a supervisão de arquivistas do Arquivo Central e do coordenador de estágio do curso – atividades de identificação, higienização, seleção, organização, digitalização e descrição arquivística.

                                                                              

                                                         Arquivista do Arquivo Central orientando os estagiários

 

Segundo o atual coordenador de estágio do curso de Arquivologia: “O Arquivo Central é um campo propício para que os estudantes possam contrastar o ensino teórico aprendido em sala de aula com a realidade prática dos arquivos”.

O Arquivo Central da UFAM tem se apresentado como campo para boas experiências de prática de estágio supervisionado para os estudantes, trazendo-lhes a percepção necessária para a prática da profissão.

Na visão do coordenador do Arquivo Central, “a parceria com o curso de Arquivologia tem nos ajudado a avançar nas práticas da Gestão de Documentos por meio das atividades realizadas pelos estagiários".

O Arquivo Central foi criado em 2001, por meio da Portaria 0814/2001, que estabelece como suas atribuições específicas o resgate, organização, preservação, conservação e armazenamento do acervo documental produzido pela instituição, além dessas atribuições, o Arquivo Central é o responsável pelas diretrizes e recomendações que versam sobre a Gestão de Documentos, Memória Institucional e parametrizações do SEI-UFAM.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página